6 dicas imbatíveis de Berlim: Clubes, museus, peculiaridades

Foto: www.Clearlens-images.de / pixelio.de

Principais informações

Berlim é a capital da Alemanha com uns 3,3 milhões de habitantes. A cidade é conhecida pela história, os clubes e bares, os museus e galerias de artes. Hoje, Berlim é uma das cidades mais emocionantes e variadas na Europa. Vale a pena visitar ela! Fica dica.

O metrópole também vale uma viagem para fazer compras: Tem a maior loja da Apple do país (no Kurfürstendamm), um centro de cinemas (Sony Center no Potsdamer Platz) e um shopping enorme (Shopping Arkaden Potsdamer Platz).

O que deixa Berlim especial são as símbolos e lembranças da historia (guerra, separação, ocupação). Você vai achar muitos monumentos como o murro de Berlim ou o Checkpoint Charlie (um ponte de controle dos soldados antigamente) no centro.

Assiste o vídeo do canal Alemanizando

A cidade tem o slogan inoficial „pobre mas sexy“ e os berlinenses tem um estilo de viver mais alternativo. As pessoas fora de Berlim tiram sarro dos hipsters em toda equina com um computador da Apple no colo. Berlim é a capital dos hipsters também (rsrs). Indico visitar Berlim na época da primavera ou no verão (April – Setembro), assim pode curtir a natureza e os parques também.

Especialmente fãs da música eletrônica vou achar muitos clubes especulares: O Berghain em Berlin Fridrichshain abre na sexta a noite e fecha no domingo a noite (sem intervalo)! Quem quer fazer algo de vovozinho pode fazer um tour de barco no rio em Berlim ou um tour de Ônibus (kkk). Também mais tranquilo: Um tour no barco no rio das cidade passando os monumentos, o parlamento e „escritório“ (Bundeskanzleramt) da chanceler.

Foto: Michael Berger / pixelio.de

Tem muitos museus grandes, indico a ilha de museu (Museumsinsel, no centro) com muitas exposições diferentes, o museu técnico (Technisches Museum) com uma coleção de navios, barcos, aviões, carros e motores.

O parque no centro (Tiergarten) no lado Portão de Brandeburgo oferece muito espaço para fazer um piquenique ou andar de bicicleta qual você pode alugar. No parque tem festivais ou concertos na primavera e no verão. Curte!

Foto: www.Clearlens-images.de / pixelio.de

1. Comida

Em Berlim tem todo tipo de comida. Como vocês talvez não conhecem comida turca, o „Döner“ (pãozinho recheado com carne e legumes) é bem bom. Fica dica! Em toda esquina no centro da cidade você vai achar muitos bistros com comida italiana, japonesa, grega, índia e naturalmente alemã (a famos “Bratwurst, salsicha no pão).

No bairro boêmio „Mitte“ tem muitos cafés e bistros alternativos, na rua „Oranienburger Straße“ (mesma estação de metrô) tem uma rua só de restaurantes e bares.

No bairro alternativo „Prenzlauer Berg“ você vai achar muitos restaurantes chiques e alternativos também, desce na estação „Schönhauser Allee“.

Foto: Tim Reckmann / pixelio.de

2. Bares & clubes

Berlim é um dos centros da música eletrônica no mundo! O clube „Berghain“ (techno tipo Detroit) ganhou uns prêmios das revistas da música eletrônica.  O „Berghain“ foi construída dento de uma estação de energia. O clube abre na sexta a noite e fecha no domingo a noite (sem intervalo!).

A balada „Watergate“ é da música eletrônica também. Os DJs tocam tanto techno mais pesado como house mais leve. O „Felix“ no Hotel de luxo Adlon tem um público alvo bem diferente. Se você goste de clubes mais chiques com house e musica mainstream dessa balada estilosa seja a sua escolha.

Ouvi falar que tem um clube bem bizarro em Berlim: No „Kitkatclub“ você so pode entrar pelado ou com uma fantasia de SM. Dentro do clube todo mundo transa com todo mundo! 

Quem gosta de clubes mais tradicionais: A boate „Weekend“  fica no Alexanderplatz (veja a foto embaixo) no último andar de um prédio alto. Você vai ter uma vista de tirar fôlego de Berlim a noite. No Weekend eles tocam musica mais popular, house, RnB e outros tipos.

Foto: Marko Greitschus / pixelio.de

3. Pontos turísticos em Berlim

Indico que você faz um passeio de ônibus turístico (Hop on hop off) que para no Portão de Brandenburgo ou nas outras atrações da cidade. O ônibus vai passar todos os lugares interessantes como as praças importantes, os monumentos, o murro, os bairros barrocos, a torre da TV e o parlamento.

Também vale a pena fazer um tour com um passeio num barco no rio da cidade. Tem um audioguide (fones um alguém falando em todos os idiomas) ou um guia (uma pessoa mesmo) falando inglês. Os passeios são bem informativos e você vai conhecer muita coisa em pouco tempo. Curte.

Foto: RainerSturm / pixelio.de

4. Parques

O „Tiergarten“ perto do portão de Brandenburgo no centro da cidade é um parque gigantesco. A grama do parque convida você para fazer relaxar numa toalha ou você simplesmente anda um pouco na natureza.

O „Schlossgarten Charlottenburg“ fica no bairro mais chique Charlottenburg em frente de um castelo barroco. O „Lustgarten“ fica na ilha dos museus (Museumsinsel). Você vai curtir a arquitetura rica dos prédios antigos quando você relaxa na grama.

Foto: brit-berlin / pixelio.de

5. Museus & galerias de arte

Berlim é a cidade com mais museus, galerias de artes, exposições na Alemanha inteira! Na ilha dos museus („Museumsinsel“) você vai encontrar três museus com exposições bem diferentes, só clique no link do museu para saber mais.

Também tem muitos exposições permanentes sobre a época da separação e naturalmente sobre a segunda guerra mundial. Indico o „DDR Museum“ (museu da República Democrática Alemã) e o museu judaico. O „Pergamonmuseum“ mostra pecas das épocas antigas da Grécia, Asia e do Islão. O „East Side Gallery“ é um museu no ar livre com uma peca intacta grande do murro de Berlim.

Os melhores artistas de grafite e do streetart pintam obras impressionantes. No museu de Volkswagen (Volkswagen Group Forum) uma exposição enorme da tecnologia dos automóveis espera você .

Na „Alte Nationalgalerie“ (galeria de arte antiga) tem exposições mais importantes da arte do milênio 19. Quem gosta de assuntos mais leves (ou nesse caso mais pesados), tem o “Bratwurstmuseum” (salsicha alemã) no Museu de Bratwurst. Bom apetite!

Foto: michael berger / pixelio.de

6. Feiras de natal em Berlim

Como a cidade é gigantesca tem feiras de natal em todo lugar: No Alexanderplatz (um centro no leste da cidade), no Gendarmenmarkt no centro (centro mesmo) e no castelo Charlottenburg (Schloss Charlottenburg) na parte oeste tem as maiores feiras de natal. Tome um vinho quente (Glühwein) ou compre presente para os seus queridos!

Também a cidade oferece passeios (guided tours) com um berlinense que vai contar muito sobre a história e sobre as especialidades das feiras de natal. Fica dica.

Foto: Michael-Pukrow / pixelio.de

Gostou?

Tem mais artigos sobre outro metrópoles na Alemanha como Hamburgo, Munique ou Colônia. Espero que você goste. Boa leitura!

Um blog só de fazer compras em Berlim

Leia esse blog só cobre fazer compras em Berlim. Boa leitura.

Mais informações no site oficial

Leia aqui todas as informações de Berlim no site oficial (em inglês).

Algo mais?

Você gostou esse blog sobra as informações de Berlim. Por favor deixe os seus pensamentos nos comentários embaixo. Valeu!

Boa semana para todos.

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *