Viagem de trem: Assim você usa as linhas na Alemanha

Fazer uma viagem de trem é muito mais confortável que pegar um ônibus ou andar de carro, mas infelizmente custa mais na maioria das vezes. De vez em quando tem umas ofertas especiais tipo andar no fim de semana com amigos ou usar o trem só a noite.

Foto: Andreas Hermsdorf / pixelio.de

A companhia de trem mais comum

Aqui na Alemanha você tem basicamente só uma opção de fazer viagem. „Die Bahn“ (que significa „O trem“).

Agora, outras companhias podem usar os trilhos. Também tem a Thalys e a transdev que ligam umas cidades grandes na Alemanha e oferecem uns destinos na Europa.

Preço do bilhete de trem

Os tickets do ICE (trem mais rápido e confortável) custam muito mais que os de IC e do EC. A conexão mais rápida custa 142 Euros (ida, 1 adulta), o IC (mesma conexão) custa 75 Euros, se você acha uma oferta talvez seja 25 Euro.

Cartão do Bahn (Die Bahncard)

A companhia „Die Bahn“ oferece um cartão de desconto. Vocês pagam 100 € ou 200 Euro e vocês tem direito de usar qualquer trem (menos RE) com um desconto de 25 % ou 50 %. Se vocês só fazem uma viagem de umas semanas talvez não esteja relevante pra vocês ; ). Mas para brasileiros que moram aqui na Alemanha acho relevante.

Comprar bilhetes

A companhia de trem tem uma  página na internet e um aplicativo pra todos os sistemas operacionais de celular. Na verdade tem vários aplicativos (um para procurar conexões, um para comprar tickets), baixe os dois aplicativos mais importantes. As  páginas e aplicativos estão disponíveis em inglês, espanhol e outras línguas, sem português : (

Processo de comprar um bilhete
1. Entre na página do Bahn

2. Busca uma conexão

3. Digite os seus dados pessoais

4. Imprime o seu ticket (ou eles te mandam o PDF do ticket no seu celular)

4. No trem um cobrador vai checar o seu ticket, ele vai escanear o QR code no bilhete

Links úteis

Buscar e comprar bilhetes (em inglês)

Ofertas

Andar durante a noite

Weekend Ticket (5 pessoas, no fim de semana)

Se vocês quiserem vocês podem comprar o seu ticket pessoalmente no guichê numa estação de trem mas os empregados do Bahn não falam bem inglês na maioria das vezes mas talvez eles estejam um pouquinho chatinhos (rsrs).

Andar de ônibus na Alemanha

Vocês querem pegar um meio de transporte mais barato e vocês não ligam sobre a duração de viagem dentro de ônibus? Então leiam aqui o nosso blog sobre as companhias de ônibus na Alemanha.

Estações de trem

Aqui, cada cidade tem uma estação central de trem ou pelo menos uma estação pequena pra chegar numa cidade maior. As estações nas cidades grandes (Berlin, Hamburgo, Munique) são bem confortáveis, tem muitos bistros, lojas e até shopping dentro das estações centrais. Você pode chegar de qualquer cidades na qualquer cidade, mas as vezes você tem que pegar vários trens diferentes.

Foto: janaglueck / pixelio.de

Tipos te trens na Alemanha

As cidades grandes na Alemanha são ligadas pelos trens mais rápidos que param poucas vezes ao caminho. O trem mais rápido é o ICE (Intercity Express) e o IC (Intercity). Os trens parecem aviões sem asas e são bem confortáveis, limpos e modernos. Muitas vezes tem wifi dentro do trem, um bistro a ate TV (na primeira classe).

Também existe o EC (Eurocity) que liga umas cidades na Alemanha com outras cidades na Europa.

Existe também o RE que significa Regional Express. Esse tipo de trem conecta as cidades próximas, por exemplo 10 cidades com mais de 100 mil habitantes numa região ou num estado. Este trem demora muito mais por que para muitas vezes mas o RE anda uma ou duas vezes por hora.

Gerhard Frassa / pixelio.de

Multa

Sempre tem uma equipe de cobradores dentro dos trens por isso é muito provável que você vai encontrar alguém que quer ver o seu ticket. A multa custa 60 Euros!

Na Alemanha as pessoas não compram os tickets no trem, sempre online ou na estação de trem. Não recomendo andar sem ticket por que vocês tem que pagar a multa e o ticket também, muito dinheiro jogado pela janela : (

Velocidade

O ICE pode andar com ate 300 quilômetros em algumas regiões, por isso vocês podem chegar de Colônia pra Munique (acerca de 600 quilômetros) em 4:30, de carro vocês precisam 6 horas ou mais.

Foto: pothek / pixelio.de

O IC e o EC estão mais lentos mas a duração de viagem e aceitável ainda. Uma viagem de 600 quilômetros demora em volta das 6 horas.

O RE anda com a mesma velocidade mas demora muito mais por que ele para em muitas cidades pequenas. Uma viagem de 40 quilômetros (por exemplo Colônia – Dusseldorf) demora 40 minutos.

Destinos

Tem artigos sobre metrópoles na Alemanha como Berlim, Hamburgo ou MuniqueEspero que você goste. Boa leitura!

Tem perguntas ou comentários?

Então escrevem nos comentários embaixo. Espero que nos demos muitas informações importantes pra vocês pra a viagem sua na Alemanha. Até o próximo post.

Boa semana para todos.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *