Sauna na Alemanha: 7 dicas para você curte mais

Principais informações

Na Alemanha, em toda cidade média e grande tem sauna. Claro, nas cidades grandes tem saunas enormes com piscinas dentro e fora (com água aquecida, não fique com medo ; ).

As saunas de luxo chamam se „Therme“ (terma), elas custam muito mais mas tem massagem, piscina com água salgada, jacuzzi, jardim japonês e outras coisas.

Os finlandeses „inventaram“ a sauna. Originalmente eles construíram casinhas de madeira no lado de um lago congelado. Eles cortaram um buraco no gelo do lago e pularam na água bem gelada (quer dizer BEM gelada).

Loucos esses Finlandeses!

Foto: M. Helmich / pixelio.de

1. Tipos diferentes de sauna

Nas termas e saunas grandes tem varias barraquinhas de madeira com saunas de tipos diferentes e temperaturas variáveis. As saunas mais fortes tem 95 ou 85 graus de celsius!

As saunas mais leves são as saunas finlandesas com 70 ou 80 graus de celsius. Você também pode encontrar saunas com um forno a lenha. Eu ja fui numa sauna que foi construída como um túnel de carvão , muito legal.

Nas saunas grandes tem sauna a vapor, isso é muito bom para a sua respiração. Fica dica.

Foto: Bredehorn.J / pixelio.de

2. O uso certo

Dentro da sauna normalmente tem três banquinhos com alturas diferentes, no banquinho mais alto você vai sentir mais calor (só para avançados ; ) )

Depois de 10 ou 20 minutos (dependendo da temperatura) você deveria sair, tomar um banho frio, tomar água e relaxar no mínimo 30 minutos. Depois você pode usar a próxima sauna. Não recomendo usar mais que três saunas por dia. Depois você vai se sentir tonto ou você fica com dor de cabeça.

Foto: Rainer Sturm / pixelio.de

3. „Aufguss“ (um líquido no forno)

Normalmente, um empregado coloca um líquido de um balde com um cheiro gostoso nas pedras quentes no forno da sauna. O quero tem um sabor diferente (toranja, capim-limão, hortelã), na minha opinião o capim-limão é o mais gostos. Ele usa uma toalha para espalhar o cheiro e o vapor na sauna. Isso deixa o vapor aumentar muito, você vai sentir muito mais o calor.

Cuidado: Não fique mais que 15 minutos num Aufguss, eu ja vi pessoas caindo no chão porque eles subestimaram a temperatura.

Às vezes os empregados oferecem pedacinhos de frutas (melão, laranja) ou pedaços de suco congelado depois eles colocaram o líquido. Bem bom!

Foto: roesli48 / pixelio.de

4. Piscina gelada

Depois você ficou uns 15 minutos dentro da sauna, tome banho e pule na piscina com água gelada. Nas saunas grandes as piscinas ficam fora, no inverno com neve na grama!

Para um Brasileiro parece estranho mas é muito refrescante. Depois você deveria relaxar no mínimo 30 muitos. Tome uma cerveja dentro do seu roupão de banho gostoso!

Foto: Rainer Sturm / pixelio.de

5. Jacuzzi

Muitas vezes tem jacuzzi nas saunas grandes. Isso e muito legal depois você passou um ou dois minutos na piscina gelada. Você vai sentir „mordidas de formigas“ (os alemães falam assim) no seu corpo.

Foto: Rainer Sturm / pixelio.de

6. Zonas de relaxamento

Nas saunas sempre tem uma zona de relaxamento (Ruhezone). Em umas zonas até tem um chaminé. Às vezes é proibido de falar. Você vai ver uma placa na porta (os alemães gostam de placas, sabe ; ) ).

No verão você pode andar na grama no espaço fora da sauna ou você pode relaxar numa poltrona.

Foto: Rainer Sturm / pixelio.de

7. Damentag (dia das mulheres)

As saunas grandes oferecem um dia das mulheres (Damentag), muitas vezes os empregados são mulheres também (mas não necessariamente).

Ferramenta de busca de sauna

Você quer achar uma sauna na Alemanha ou Europa ? Beleza. Clique no link e busca pelo estado ou cidade. 

Outros artigos

Você quer visitar uma feira de natal ou uma cidade bonita na Alemanha? Talvez antes da sauna ; ). Boa leitura.

Gostou?

Então, escreva algo nos comentários embaixo. Falta alguma informação das saunas na Alemanha? Deixa umas palavras suas nos comentários também. Obrigado.

Boas semana para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *